Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

SOCERGS 2014

SOCERGS 2014 reúne mais de 1.650 profissionais

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul comemora o sucesso do SOCERGS 2014, realizado de 21 a 23 de agosto no Serrano Resort Convenções & SPA em Gramado. A presença de médicos e profissionais de áreas relacionadas à cardiologia superou as expectativas: foram mais de 1.650 participantes, 10% a mais do que no ano passado. O presidente do evento, Salvador Sebastião Ramos, disse que a grande novidade desta edição foi a resposta que se teve em termos de presenças no Congresso Médico. “Pela primeira vez na história a SOCERGS superou mil participantes médicos, incluindo residentes. É um dado histórico de grande relevância e foi muito positivo, também, pelo retorno que se teve dos participantes”, acrescenta.


Desafio cumprido

O evento consagra-se como um dos destaques dos congressos médicos nacionais. A presidente da SOCERGS, Carisi Polanczyk, acredita que o principal desafio, que era manter o sucesso alcançado nas edições anteriores, foi cumprido satisfatoriamente. “Conseguimos apresentar um programa científico interessante, diversificado, revisitando conhecimentos prévios até as últimas novidades incorporadas na medicina. Isso tudo em um ambiente agradável, descontraído e de muita interação. Sentimos que os colegas que participaram do evento tiveram oportunidade de atualizarem-se com o que tem de melhor na cardiologia e a SOCERGS cumpriu com o seu compromisso”, disse Carisi.


Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade novamente se destacou no SOCERGS, uma vez que os Simpósios de Especialidades reuniram mais de 600 profissionais ligados à cardiologia, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Estes participaram de 110 palestras com 40 temas abordados no mesmo centro de eventos do Congresso Médico.


Interatividade

O evento intensificou e otimizou a participação dos congressistas. Cada integrante das mesas redondas interativas possuía um aparelho eletrônico para responder às questões e enquetes levantadas pelos painelistas. Um exemplo da iniciativa foi executado pelo médico Paulo Viecili, que falou sobre medidas não farmacológicas para evitar a hipertensão arterial. Com essa ferramenta, ele pode questionar a plateia sobre a prática de exercícios físicos. Com a interação, ressaltou a importância das atividades, que devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana e aliadas à dieta adequada, com redução de sódio na alimentação, controle de peso e estresse.


Temas livres

O programa “Temas Livres” também é motivo de comemoração, uma vez que 107 participantes do Congresso Médico e 185 dos Simpósios de Especialidades enviaram seus estudos. Estes foram apresentados de forma oral e em pôsters, de acordo com a classificação. Dos 28 selecionados para apresentação oral no Congresso Médico, os três melhores pontuados foram premiados.

3º Lugar – O uso de betabloqueador no pré operatório de cirurgia cardíaca categorizado pela função ventricular: Uma análise prospectiva das complicações no pós operatório imediato. Instituição: Hospital São Lucas da PUC, Porto Alegre, RS.

2º Lugar – Comparação do Euroscore I, II e ACEF na predição de risco após revascularização coronária com ou sem CEC. Instituição: Hospital São Francisco, Porto Alegre, RS.

1º Lugar – Expressão de miostatina e autofagia na hipertrofia cardíaca fisiológica induzida, através de natação em camundongos. Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS.


Simpósios Satélites

Acreditando no SOCERGS, mais uma vez, os Simpósios Satélites tiveram sucesso de público, que deram continuidade aos debates sobre cardiologia. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com os hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São Francisco, Instituto de Cardiologia, Laboratórios Baldacci, Bayer e AstraZeneca.


Solenidade de abertura

A solenidade de abertura do Congresso foium show a parte. Os participantes assistiram a apresentação do grupo Korvatuntur de Gramado. A fusão de teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais encantou o público e mostrou valores da vida, como amizade, alegria, solidariedade e amor. O auditório estava com lotação máxima e o prestígio da cerimônia se repete em mais uma edição. 


SOCERGS 2015

E os preparativos para o próximo Congresso já começaram. O presidente da edição 2015 foi eleito ainda em Gramado. O cardiologista Leandro Espíndola Roese, de Novo Hamburgo, estará à frente da organização do evento, que promete dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.


 

Galeria de Fotos

Voltar