Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Curso ECG

CURSO BÁSICO DE ELETROCARDIOGRAFIA

É impressionante como a eletrocardiografia, criada em 1903 (ano de fundação do Grêmio) por Einthoven, continua viva, saudável e jovem.

Apesar do grande desenvolvimento e sofisticação de uma variedade de técnicas de imagem no diagnóstico de doenças cardiovasculares, o eletrocardiograma (ECG) é, ainda, o exame complementar mais amplamente utilizado para avaliação cardiológica.

O ECG é a técnica diagnóstica padrão-ouro no estudo das arritmias cardíacas, distúrbios de condução e síndrome de Wolff-Parkinson-White. É também fundamental na análise da isquemia miocárdica, especialmente o infarto agudo do miocárdio e em várias condições não cardíacas, como os distúrbios eletrolíticos, embolia pulmonar aguda, etc.

Desde 2013, a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul – SOCERGS, desenvolve cursos básicos de eletrocardiografia aos médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e paramédicos que estão direta ou indiretamente envolvidos com cuidados cardiológicos.

O objetivo do curso é incluir apenas as anormalidades eletrocardiográficas mais frequentes omitindo propositadamente descrições detalhadas de eletrofisiologia ou mecanismos complexos. Assim como é possível dirigir um automóvel sem conhecer o motor ou usar eficientemente o computador sem conhecer seu funcionamento interno, é, também, possível analisar o ECG sem se envolver com suas complexidades.