Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Grupo de Estudos:

EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação:
Ramiro Barcos Nunes (CREF- 1589G/RS) -Doutorando em Ciências da Saúde - UFCSPA
Nos últimos anos as evidências acerca dos benefícios da prática regular de exercício físico sobre a qualidade de vida da população, têm sido imensamente observadas.
A sua capacidade de promover adaptações fisiológicas, que são revertidas em ganhos a saúde, o torna uma ferramenta fundamental na prevenção e no tratamento das doenças cardiometabólicas.
Nosso grupo de estudos em Educação Física da SOCERGS já soma 6 anos de empenho e dedicação a este tema tão relevante e que muito nos entusiasma.
Avançar no entendimento em torno dos efeitos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular, com profundo rigor científico, tornou-se nossa meta.Dessa forma, pretendemos contribuir para o conhecimento e fazer parte dessa história.

ENFERMAGEM

Coordenação:
Marta Georgina de Oliveira Goes

FISIOTERAPIA

Coordenação:
Mauren Porto Haeffner

NUTRIÇÃO

Coordenação:
Carla Haas Piovesan (CRN: 7903) - Doutoranda em Ciências da Saúde: Cardiologia - PUCRS
Sub Coordenação:
Aline Marcadenti(CRN2: 4817) - Doutoranda em Ciências Cardiovasculares - UFRGS
Vanessa Cecagno Berizzi (CRN2:6387)

O Grupo de Estudos em Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul foi iniciado em 2003 sob a coordenação da nutricionista Rosana Maria Carolo da Costa e Silva e sub-coordenação das nutricionistas Estela Montserrat Ramos e Patrícia Chagas. Inicialmente o grupo tinha como objetivo a organização do Simpósio de Nutrição em Cardiologia, que ocorre de forma paralela ao Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Atualmente o Grupo de Estudos em Nutrição da SOCERGS conta com a participação de dezesseis nutricionistas e realizou recentemente a 8ª edição do seu Simpósio, que é reconhecido como um dos maiores eventos de Nutrição em Cardiologia do país.
Além do objetivo de promover atualização científica continuada na área da nutrição em cardiologia, o grupo de Estudos em Nutrição trabalha em parceria com a SOCERGS promovendo atividades educativas direcionadas ao público em geral visando contribuir com orientações nutricionais para melhorar a qualidade de vida de nossa população.

PSICOLOGIA

Coordenação:
Patrícia Ruschel
Sub Coordenação:
Angela Castro

Atuação da Psicologia em Cardiologia
O adoecimento do corpo não corresponde somente ao corpo biológico. Cada doença e órgão, além do quadro clínico, também tem uma representação dentro da mente de cada um.
O coração é representado pela cultura como fonte da vida e qualquer enfermidade que o afete é vivenciada como ameaça, gerando angústia.
Há muitas pesquisas que comprovam existir uma correlação entre eventos de natureza psicológica e a instalação ou potencialização de uma doença cardíaca.

Histórico

O Grupo de Estudos de Psicologia em Cardiologia iniciou seu trabalho em 2007, quando um grupo de psicólogas, baseado na experiência de outros estados e no trabalho realizado em nível nacional pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, buscou ampliar e aprofundar a atuação da psicologia na Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Este Grupo em 2008 promoveu o primeiro Simpósio de Psicologia em Cardiologia, evento que se tornou anual e que, junto com outras subespecialidades da cardiologia, integra o Congresso de Cardiologia da SOCERGS.
Com o apoio das entidades de classe como o Conselho Regional de Psicologia, a Sociedade de Psicologia do RS e a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar o Grupo da Psicologia vem estimulando a participação de psicólogos que trabalham em diferentes especialidades dentro do contexto hospitalar.

Objetivos

Contribuir na promoção e prevenção de saúde através do conhecimento científico em psicologia baseado em evidências e alicerçado no modelo biopsicossocial de saúde.