Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Ações da Semana Estadual do Coração atendem mais de mil pessoas

Um total de 1.161 pessoas foram atendidas nas diversas ações realizadas pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) como parte da Semana Estadual do Coração. Deste total (53% de mulheres e 47% homens), 34% foram avaliados como hipertensos. Foram realizados, com a parceria da equipe da Escola Profissional Fundação Universitária de Cardiologia, exames de medição de pressão arterial e cálculo de IMC, além de orientações sobre como manter hábitos saudáveis para melhorar a saúde do coração. A Semana Estadual do Coração foi instituída no Rio Grande do Sul, por iniciativa e esforço de nossa sociedade, pela Assembleia Legislativa em 2010 o Projeto de Lei número 130, com o objetivo de mobilizar e informar a população sobre os fatores de risco cardiovascular e as formas de reduzi-los durante a última semana de setembro.

A abertura oficial foi realizada na Assembleia Legislativa, pelo presidente da sociedade, Dr. Justo Leivas e o presidente do Legislativo, Deputado Pedro Westphalen. No mesmo dia, o médico Marcelo Rava Campos ministrou duas palestras para os funcionários da Casa sobre fatores de risco e vida saudável. Na terça-feira, dia 24, as ações de medição foram realizados durante todo o dia na antesala do Plenário.

Na sexta-feira, dia 27, foi a vez da Esquina Democrática, onde mais de 330 pessoas foram atendidas. No domingo, 29, o encerramento foi no Parque da Redenção, em ação que contou com a parceria do Instituto de Cardiologia, que focou na educação das crianças sobre alimentação saudável e também realizou uma caminhada orientada pelos fisioterapeutas do Instituto.

A SOCERGS também participou – com a realização de palestra e ações de medição, do evento “Viva Mais: Promovendo Hábitos Saudáveis - CorAÇÃO - Prevenção e promoção da saúde cardiovascular!” promovido pela Prefeitura da Capital, no dia 30 de setembro.

Galeria de Fotos

Voltar