Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

DOENÇAS DO CORAÇÃO

DOENÇAS ISQUÊMICAS


O que é?


Doenças isquêmicas do coração também conhecida como doença arterial coronariana é uma doença que afeta as artérias do coração. A circulação sanguínea fica comprometida devido a formação de placas de gordura na parede dos vasos provocando isquemia, que é a diminuição de nutrientes e oxigênio para os músculos do coração causando a Angina ou em casos mais graves levando ao Infarto. As doenças isquêmicas do coração podem ser crônica ou aguda. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito ao realizar atividade física e melhora com o repouso. Já a isquemia aguda ocorre mesmo em repouso. Quando dura mais de 20 minutos pode ser um infarto.


Sintomas e exames


As doenças isquêmicas do coração provocam dores ou desconfortos no peito. Sintomas como falta de ar, suor, dor nos dentes e palidez também deve ser observados. Apesar dos sintomas inicias não serem comuns, a angina (sensação de queimação, peso ou aperto no peito que se irradia para pescoço, mandíbula ou braço) pode ser percebida em fases posteriores principalmente após alguns minutos de atividade física, mudança de temperatura ou estresse emocional. O diagnóstico pode ser confirmado por eletrocardiograma, testes de sangue, ecocardiograma, teste ergométrico e outros.

Principais Causas


As principais causas da doença são fumo, diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Indivíduos com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe manifestaram a doença.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico


Para tratar as doenças isquêmicas do coração, é preciso adotar um estilo de vida saudável. A alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos precisam fazer parte do cotidiano da pessoa. Boa parte da população vivência situações de alta competitividade e estresse. A disposição das pessoas em adotar uma vida equilibrada, boa alimentação e a prática de exercícios evita pressão alta, diabetes e reduzem o risco de obesidade, fatores esse que influenciam na doença.

Complicações


Além da Angina, característica das doenças isquêmicas, os casos agudos podem ser infarto. O infarto é a consequência mais grave relacionado a obstrução das artérias, a placa de gordura que fica presa contribui para a formação de coágulos que ao se desprender pode entupir as artérias deixando de irrigar parte do coração comprometendo o tecido cardíaco. Sob essa condição não necessariamente o coração para de bater, mas os sinais vitais ficam mais lentos e podem durar muitas horas causando sequelas no coração.

 

Fonte: SBC

Voltar