Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Hipertensão mal controlada é responsável por metade das mortes por doenças cardiovasculares

Em Porto Alegre, haverá aferição da pressão e conscientização da importância da prevenção e do tratamento da Hipertensão no Parque da Redenção, no domingo, dia 7.

A Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul participa da campanha mundial MMM.17 - Mês (Maio) Mundial da Medição da pressão arterial. O objetivo é detectar o maior número de hipertensos e ainda alertar a população para a necessidade de aferição. No domingo, dia 7, das 9h às 13h, médicos cardiologistas e uma equipe multidisciplinar de saúde estará no Parque da Redenção, em frente ao Monumento Expedicionário.

Da campanha

A campanha, que tem no Brasil a Sociedade Brasileira de Cardiologia como principal apoiadora, é associada à Internacional Society Hipertension - ISH. A ação pretende medir a pressão arterial em mais de 100 países, em 100 centros de cada país com a aferição de pelo menos 100 pessoas em cada um, totalizando 25 milhões em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção para a doença que é responsável direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares no país.

Para o presidente da SOCERGS, Gustavo Glotz de Lima, o silêncio da hipertensão é o maior perigo da doença. "Aferir a pressão arterial é simples e rápido, todos devem procurar conhecer a sua pressão e cuidar para não ultrapassar os níveis ideais", completa. O cardiologista lembra ainda que as conseqüências da falta de tratamento são diversas, como um infarto, um derrame ou complicações renais, às vezes, irreversíveis.

Dados

A 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da SBC, recentemente publicada, analisou 14 estudos publicados nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste e constatou que o controle da hipertensão no Brasil é muito baixo, variando de 10,1% a 35,5%. A hipertensão atinge 32,5% (36 milhões) dos adultos e as suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em R$ 13,7 bilhões entre 2006 e 2015. A Diretriz também mostrou uma associação direta e linear entre envelhecimento e prevalência da hipertensão. Na última década, o número de idosos aumentou de 6,7% para 10,8% e uma análise de uma série de estudos com 13.978 idosos revelou que 68% deles tinham pressão alta.

Durante toda a campanha, no mês de maio, será reforçada a mensagem "Eu sou 12 por 8" para que a população conheça os níveis ideais de pressão arterial. O site www.eusou12por8.com.br traz explicações básicas sobre a doença: o que é, quais as causas, os níveis ideais, prevenção e tratamento. Além de 25 perguntas e respostas para as principais dúvidas.

SERVIÇO:

Local: Parque da Redenção
Data: 07 de maio
Horário: 09h às 13h
Informações: https://www.facebook.com/events/1473725459364640/

Galeria de Fotos

Voltar