Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Homenagem ao ex-presidente da SOCERGS, Nilo Medeiros

A diretoria da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS) comunica, com pesar, o falecimento do colega e amigo, Nilo Medeiros. O texto a seguir, elaborado pelo nosso ex-presidente Gustavo Glotz de Lima, relembra a trajetória do também ex-presidente e pioneiro da nossa sociedade, que faleceu no final da semana passada.

O professor Nilo Pinho de Medeiros nasceu no Alegrete em 19 de fevereiro de 1925. Casou-se com Maria Berenice, teve 6 filhos (Paulo, Cláudio, Antônio, Maria Lúcia, Flávio e Plínio) e 11 netos (Augusto, João Antônio, Mariana, Gustavo, Felipe, Isadora, Alexandre, Pedro, Cláudia, Juliana e Gabriela). Decidiu ser médico por causa do irmão.

"Um ano abaixo de mim, ele tinha um sopro no coração e era motivo de diversas consultas - aqui em Porto Alegre, em São Paulo, no Rio de Janeiro. Em todos os lugares que meus pais iam, achavam por bem fazer uma consulta para meu irmão. E todos diziam que não tinha jeito: era aquilo mesmo e tinha que aguentar. Neste ponto acertaram: viveu até os 80 anos. Um dia improvisei um estetoscópio para ouvir o coração dele. Com a tampa de uma latinha, fiz um furo no meio, coloquei uma borrachinha na ponta e comecei a auscultar o meu irmão. Gostei, achei interessante aquilo. Era uma latinha, uma tampinha redonda furada no meio e por dentro tinha uma borracha e essa borracha ia até o ouvido: escutava-se perfeitamente o coração. Tinha 10 anos mais ou menos na época. Na aula, falaram que o coração tinha batimentos e que era audível; e por isso acabei estudando medicina e cardiologia. E por causa dessa história de dedicação ao coração, eu casei. Encontrei uma moça que também gostava de escutar o coração. Ela me exibia o dela e eu o meu. Chamavam-me de ouvidinho de ouro". Trecho extraído do livro - As emoções da cirurgia do coração - Ivo Nesralla / Paulo Prates AGE editora 2014 - E completa "Já médico e professor, insisti para o Nesralla operar de urgência e sozinho um paciente com estenose mitral enquanto o professor Cid Nogueira estava viajando. O jovem Nesralla operou o doente, e no dia seguinte havia saído do edema pulmonar e estava muito bem".

O professor Nilo foi diplomado em Medicina em 1948, na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e estagiou no Serviço de Cardiologia do professor Luiz Capriglione, tendo trabalhado intimamente com o médico Nelson Botelho Reis. Em 1951, transferiu-se para Porto Alegre e ingressou na UFRGS na disciplina de Clínica Propedêutica Médica, dirigida pelo professor Rubens Maciel. Por aproximadamente 30 anos trabalhou na enfermaria 29 da Santa Casa onde conviveu com outros grandes professores de medicina.

Rubem Rodrigues escreveu em seu livro de memórias: “Quando iniciamos juntar nossos esforços para organizar o Serviço Central de Cardiologia, Nilo Medeiros e eu tivemos um trabalho insano. Nossos domingos eram utilizados para essa tarefa, divididos com o lazer de nossa família, pois juntávamo-nos todos num sítio na Ponta Grossa, de propriedade do seu sogro. Lá, enquanto nossas esposas conversavam e nosso filhos brincavam, à beira do Guaíba, nós juntávamos o material clínico e eletrocardiográfico que recolhíamos das gavetas das escrivaninhas da Enfermaria 29. Lá organizávamos a ficha clínica, em parte fundamentada na do INC e em parte no que o Nilo vira no Rio de Janeiro. Criamos, também, uma ficha de solicitação, de interpretação e ao mesmo tempo, de arquivo dos eletrocardiogramas. Tanto a ficha clínica como a de interpretação dos eletrocardiogramas foram posteriormente adotados pelo Instituto de Cardiologia do RS".

No Instituto de Cardiologia, passou anos ensinando cardiologia, semiologia cardiológica e eletrocardiografia. Ficava na biblioteca sempre à disposição dos residentes para explicar os casos interessantes e, às vezes, "inabituais" como gostava de dizer. Em 2002 publicou o livro "Eletrocardiograma em situações menos frequentes".

O professor Nilo estava doente há bastante tempo. Ele deixa enorme saudade em nossos corações e lembranças inesquecíveis.

Porto Alegre, 25 de maio de 2020

Diretoria da SOCERGS

 

Voltar