Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Mulher fumante tem cinco vezes mais chances de sofrer um infarto, alertam os cardiologistas

Em Porto Alegre, no Centro Histórico, Sociedade de Cardiologia fará ação com orientação sobre os malefícios do tabaco.

Terça-feira, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. A Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), junto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), revelam que uma mulher fumante tem cinco vezes mais chances de sofrer um infarto do que aquela que não consome cigarro. Entre os homens, o fumante tem três vezes mais chances de sofrer infarto. O presidente da Socergs, Gustavo Glotz de Lima, alerta que há tratamento para esta doença e que o papel dos médicos faz toda a diferença. “A conversa entre médico-paciente é de extrema importância para o acompanhamento do tratamento e também para orientações sobre a doença”, comenta.

“Um ano depois de largar o cigarro, o ex-fumante já reduz o risco de enfartar em 50% e entre 5 e 10 anos sem tabaco, ele passa a ficar no mesmo nível de uma pessoa que nunca fumou”, acrescenta a coordenadora do Comitê de Controle do Tabagismo da SBC, Jaqueline Scholz.

Uma equipe da Socergs estará das 11h30 às 13h no Centro da Capital com a distribuição de adesivos e de cartilha, lembrando, entre outras coisas, que a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas. No caso das mulheres, o tabaco é ainda mais maléfico. Para quem fuma e usa anticoncepcionais o risco de enfartar ou sofrer um derrame é dez vezes maior. Já as grávidas fumantes têm 70% mais chances de sofrer um aborto espontâneo ou do bebê nascer prematuro.

No portal da SBC (www.cardiol.br), é possível fazer um teste que permite calcular o quanto um fumante gastou ao longo da vida comprando maços de cigarro. Uma pessoa fumando há 10 anos, por exemplo, desembolsou R$ 27.375,00 neste período.
Link: http://prevencao.cardiol.br/testes/tabagismo/calculocigarro.asp

As ações da Sociedade estão alinhadas com as propostas da Organização Mundial da Saúde que, neste ano, defende uma série de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo de cigarro.


Benefícios ao parar de fumar:

  • Após 20 minutos, a pressão e a pulsação já normalizam;
  • Após 2 horas, já não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
  • Após 48 horas, o olfato e o paladar melhoram;
  • Após 1 ano, o risco de infarto reduz pela metade;
  • Entre 5 e 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.


Serviço:

Data: 31 de maio
Horário: 11h às 13h30.
Local: Centro Histórico de Porto Alegre

Galeria de Fotos

Voltar