Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

O lado bom do chocolate

Quanto mais amargo, melhor. Esta é a dica para escolher o tipo de chocolate que traz mais benefícios à saúde. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs), a versão com 70% de cacau contribui para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e de câncer, podem baixar o colesterol ruim, LDL, e a pressão arterial. Eles também contribuem para diminuir as chances de derrames, melhoram a pele e protegem o cérebro. A quantidade recomendada de chocolate amargo é 30 gramas por dia.
Segundo o presidente da Socergs, Gustavo Glotz de Lima, todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides, especialmente a epicatequina. “Estas substâncias são poderosos antioxidantes, pois agem combatendo os radicais livres presentes no organismo. Também contém cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que melhora a concentração e energia, além de possuir um efeito termogênico”, acrescenta.
Entre tantos outros benefícios, o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Em 2016, além da Páscoa, no dia 26 de março (sábado) é o Dia do Cacau.

 

Voltar