Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Pesquisa Socergs: Gaúchos estão mais pesados e mais estressados

Mais conscientes, com informações de sobra, mas ainda com as mesmas atitudes. O gaúcho está mais pesado e muito mais cansado, estressado ou com sobrecarga emocional. Estas são algumas das conclusões da segunda edição da pesquisa Saúde do coração no Estado desenvolvida pelo Instituto Methodus para a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), e que consultou 1.500 pessoas em 25 municípios de sete regiões. “A associação dos dois fatores são potencialmente ruins para a saúde do coração do gaúcho e aumentam o risco de doenças cardiovasculares”, comenta o presidente da entidade, cardiologista Justo Leivas. Ele destaca, no entanto, que a pesquisa trouxe um alento: há uma tendência de maior envolvimento com a aferição da pressão, do colesterol e da glicemia. “O povo está mais consciente e as pessoas têm mais informações. O que precisa é colocar em prática”, completa o dirigente.
Conforme o resultado da pesquisa, 57,5% dos gaúchos está com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25, número que representa excesso de peso. Com relação ao sexo, 63,7% dos homens consultados está com o IMC acima de 25, percentual que nas mulheres é de 51,8%. Com relação a idade, a faixa etária entre 45 e 54 anos concentra 70,9% dos casos.
O mesmo levantamento destaca o nível de cansaço, estresse e sobrecarga emocional. Os números apontam para um crescimento entre a mesma pesquisa feita em 2010, quando estes fatores atingiam 52,4% da população gaúcha e hoje chega a 70,9%. “O cotidiano atual, a tecnologia, os novos formatos de trabalho, associado a busca pela qualificação com cursos diversos, levam a este quadro. As pessoas têm menos tempo para si”, comenta o presidente da SOCERGS. As mulheres sentem-se cansadas mais vezes ao mês (36,3%) do que os homens (22,6%). A faixa etária que se sente mais cansada e estressada está entre os 25 e 34 anos (77,6%). “É uma fase de mudanças, que envolve estudos, trabalho, casamento e filhos, entre outras coisas. Tudo isso mexe com a rotina e com o emocional dos jovens”, ressalta Leivas.
Outro alerta apresentado no relatório diz respeito a relação feita com o percentual da população com alto índice de IMC e os fatores de risco para doenças cardiovasculares – hipertensão, colesterol alto, diabetes e triglicerídeos altos. As pessoas com IMC acima de 25 estão presentes em todas as faixas etárias pesquisadas com altos percentuais, em especial no item sobrepeso/obesidade associado a um outro fator de risco.

ALIMENTAÇÃO

A segunda edição da pesquisa Saúde do coração no Estado também revelou hábitos alimentares que preocupam os cardiologistas. O churrasco é uma alimentação muito consumida pelos gaúchos, em até duas vezes por semana (59,4%), ou pelo menos uma vez por semana (32,3%), assim como a bebida alcoólica está na preferência de 59,5% das pessoas no mesmo período de tempo. A ingestão de refrigerantes é feita pelo menos uma vez por semana para 59,5% dos entrevistados, enquanto que salgadinhos e guloseimas estão no cardápio de 50,6% dos gaúchos no mesmo período de tempo. Outro indicador refere-se a compra de lanche, tais como hambúrgueres e pizzas, apontado como preferido por 48,6% das pessoas para ser consumido semanalmente. “Muitas pessoas acabam optando por comer esses alimentos como uma forma de compensação pela rotina atribulada, seja pelo fato de não precisar cozinhar ou pelo simples prazer de comer lanches”, explica.
A vice-presidente da SOCERGS, Carisi Polanczyk, destaca pontos positivos da pesquisa. Um total de 49,1% da população faz algum tipo de exercício físico entre uma e cinco vezes por semana. Destas, 41,3% apontam que gastam 30 minutos e 1 hora para a prática de atividades físicas, percentual que soma 38,7% para um período entre uma e duas horas. “As pessoas precisam entender que é melhor estabilizar o peso do que ter o famoso “iô-iô”. As metas para chegar ao peso ideal precisam ser alcançáveis e saudáveis”, explica a cardiologista. Ela conta ainda que toda atividade física é válida, até mesmo as caminhadas de deslocamento, como o trajeto casa-trabalho. “É importante, mas não substitui a atividade estruturada e mista, que combina exercícios aeróbicos e musculação. Não podemos ficar parados”, finaliza Carisi.

SEMANA DO CORAÇÃO

Começa na próxima segunda-feira, dia 23, a Semana Estadual do Coração, que neste ano tem como foco a educação e a preparação de atendimento de parada cardíaca. A intenção da SOCERGS é que a população esteja preparada para reconhecer e fazer o atendimento inicial enquanto o socorro não chega.

A abertura será realizada na Assembleia Legislativa, às 10h, com o presidente Pedro Westphalen, que também é médico. As atividades continuam no Legislativo durante toda a terça-feira, com uma equipe de profissionais da saúde realizando medições de pressão arterial, cálculo de IMC e circunferência abdominal, além de dicas sobre como manter uma vida mais saudável. Na sexta-feira, dia 27, das 10h às 14h, as atividades serão realizadas na Esquina Democrática e no domingo, dia 29, o encerramento será na Redenção, das 9h às 17h.

Sobre a SOCERGS

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) é uma entidade voltada ao apoio, estímulo e promoção de eventos científicos. Com o objetivo de valorizar a produção científica, principalmente a realizada em âmbito regional, a SOCERGS tem como foco a troca de experiências, a atualização e a apresentação de novas evidências cardiológicas. Com sede em Porto Alegre, tem como presidente para o biênio 2012/2013 o Dr. Justo Leivas.

Voltar