Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Projeto Coração Valente

O Projeto Coração Valente, desenvolvido em uma parceria entre a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) e a Fundação Sol, tem como principal objetivo desenvolver a cultura da prevenção ao risco para eventos cardiovasculares, que possam resultar em morte súbita cardíaca em jovens, atletas ou em iniciação da atividade física.
O público-alvo desta iniciativa são crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos, matriculados nas escolas públicas do município de Porto Alegre e/ou participantes de escolinhas de futebol e outros esportes.
O intuito é sensibilizar a sociedade para maior atenção a morte súbita cardíaca, incluindo a formulação de mudanças de atitude, comportamento e legislação em referência ao tema.

JUSTIFICATIVA:

Durante os últimos anos, aumentou muito o interesse da comunidade médica e do público leigo pelas causas da morte súbita cardíaca entre jovens, sejam atletas treinados ou praticantes de exercícios regulares. O reconhecimento de que óbitos no campo esportivo podem ser causados por inúmeros problemas cardiovasculares detectáveis, geralmente impensados nesse segmento da população, também estimulou o interesse na triagem pré-participação, bem como em questões relacionadas aos critérios para qualificação e desqualificação para a prática de esportes, recreativos ou competitivos.
A morte súbita cardíaca relacionada ao exercício pode ser suspeitada previamente, quando alguns sinais de alerta são observados, como a ocorrência de tonturas ou perda de consciência durante o esforço, dor torácica durante ou após o exercício, palpitações ou falta de ar desproporcional ao esforço realizado, bem como a presença de história familiar de morte súbita cardíaca, além de um eletrocardiograma (ECG) anormal.

EMBAIXADOR: Este projeto foi adotado pelo ex-jogador de futebol e ex-treinador da seleção brasileira de futebol Carlos Caetano Bledorn Verri– DUNGA. 

AVALIAÇÃO MÉDICO-ASSISTENCIAL:

A equipe do Projeto Coração Valente, composta por voluntários médicos, da enfermagem e outras áreas, irão até as escolas selecionadas ou outros locais pré-definidos, que após uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais, realizarão sua inclusão na investigação através de uma entrevista direcionada, exame físico sumário e a realização de um eletrocardiograma (ECG) de repouso.

RESULTADOS:

A anamnese, os dados do exame físico e o eletrocardiograma serão avaliados por médicos Cardiologistas e ficarão à disposição dos pais ou responsáveis legais, em laudo lacrado na própria escola ou no site da empresa Nuclimagem, através de acesso por usuário e senha personalizados.

ENCAMINHAMENTO DE CASOS SUSPEITOS:

Na identificação de casos suspeitos ou definidos de alteração cardiovascular, haverá seguimento investigativo e terapêutico, com a participação de parceiros do projeto, visando a confirmação ou exclusão de diagnósticos cardiológicos, definição do possível tratamento e orientação para a saúde plena da criança.

EDUCAÇÃO:

Paralelamente ao trabalho de avaliação clínica, serão ministradas palestras sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares e hábitos de vida saudáveis.
Para os jovens do ensino médio, será oferecida a oportunidade de realizarem treinamento em manobras de ressuscitação cardiopulmonar e tomada de atitude frente a situações emergenciais.

IMPACTO SOCIAL:
Considerando-se que a morte súbita cardíaca é um evento surpresa no círculo social o seu impacto é gigantesco no âmbito familiar, uma vez que, geralmente acomete jovens em atividade física. As doenças cardiovasculares congênitas contribuem para estas estatísticas, mas se referem a primeira infância o que não é objeto deste projeto que procura desenvolver a cultura da prevenção em jovens atletas ou iniciantes na cultura física.

RESULTADO IMEDIATO E LONGO PRAZO:
Aquisição de informação para tomada de decisão , instrução e formação de grupos com conhecimentos em ressuscitação cardiopulmonar (criação de referências pessoais nos locais tipo escolas e empresas ) e motivação para criação de valores, formação de novas atitudes de prevenção à saúde e formatação de engajamento político nas idéias e produção de soluções por lei municipal específica ( caso exista , colaborar para sua implementação e fiscalização).

FICHA DE INSCRIÇÃO CADASTRO VOLUNTÁRIO MÉDICO

FICHA DE INSCRIÇÃO CADASTRO VOLUNTÁRIO GERAL 

Enviar as fichas para: ameliafunso@gmail.com

Galeria de Fotos

Voltar