Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Projeto Coração Valente, que tem Dunga, ex-técnico da seleção como embaixador, realiza ação em escola

Mais de 200 alunos, entre 6 e 15 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, estão sendo beneficiados com o Projeto Coração Valente. Os estudantes realizaram exames para prevenção de doenças cardiovasculares. A iniciativa, desenvolvida pela Sociedade de Cardiologia do RS e a Fundação Sol, conta com o apoio do ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, como embaixador do projeto. O diretor da SOCERGS, Marcelo Rava Campos, foi o cardiologista responsável pela ação

Já foram feitos eletrocardiogramas em todas as crianças. A proposta é desenvolver a cultura da prevenção ao risco para eventos cardiovasculares e sensibilizar a sociedade para maior atenção a morte súbita cardíaca, incluindo a formulação de mudanças de atitude, comportamento e legislação em referência ao tema. A anamnese, os dados do exame físico e o eletrocardiograma serão avaliados por médicos cardiologistas e ficarão à disposição dos pais ou responsáveis legais, em laudo lacrado. Na identificação de casos suspeitos ou definidos de alteração cardiovascular, haverá seguimento investigativo e terapêutico, com a participação de parceiros do projeto, visando a confirmação ou exclusão de diagnósticos cardiológicos, definição do possível tratamento e orientação para a saúde plena da criança.

Paralelamente ao trabalho de avaliação clínica, serão ministradas palestras sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares e hábitos de vida saudáveis. Para os jovens do ensino médio, será oferecida a oportunidade de realizarem treinamento em manobras de ressuscitação cardiopulmonar e tomada de atitude frente a situações emergenciais.

A meta é realizar a ação, pelo menos, em uma escola por mês. A ação em cada local deve durar, em média, duas semanas. O agendamento das próximas já estão sendo realizados pela equipe responsável.

Galeria de Fotos

Voltar