Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Projeto Coração Valente retoma atividades com mais de 120 crianças de escola estadual

Dunga, ex-técnico da seleção, é embaixador do projeto voltado para a saúde cardíaca dos estudantes

Mais de 120 alunos, entre 6 e 15 anos, da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira, será beneficiados com o Projeto Coração Valente. Os estudantes realizarão exames para prevenção de doenças cardiovasculares. A iniciativa, desenvolvida pela Sociedade de Cardiologia do RS e a Fundação Sol, conta com o apoio do ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, como embaixador do projeto. O diretor da SOCERGS, Marcelo Rava Campos, é o cardiologista responsável pela ação, que deve durar, em média, duas semanas. O médico Belmonte Marrroni, presidente da FunSol, responde pela realização dos exames de eletrocardiograma e dos laudos.

A proposta é desenvolver a cultura da prevenção ao risco para eventos cardiovasculares e sensibilizar a sociedade para maior atenção a morte súbita cardíaca, incluindo a formulação de mudanças de atitude, comportamento e legislação em referência ao tema. A anamnese, os dados do exame físico e o eletrocardiograma serão avaliados por médicos cardiologistas e ficarão à disposição dos pais ou responsáveis legais, em laudo lacrado. Na identificação de casos suspeitos ou definidos de alteração cardiovascular, haverá seguimento investigativo e terapêutico, com a participação de parceiros do projeto, visando a confirmação ou exclusão de diagnósticos cardiológicos, definição do possível tratamento e orientação para a saúde plena da criança.

Paralelamente ao trabalho de avaliação clínica, serão ministradas palestras sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares e hábitos de vida saudáveis. Para os jovens do ensino médio, será oferecida a oportunidade de realizarem treinamento em manobras de ressuscitação cardiopulmonar e tomada de atitude frente a situações emergenciais.

Apoiadores: Nuclimagem e Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre.
Coordenadora do Projeto: Amélia Mari Passos.

SERVIÇO:

O quê: Projeto Coração Valente
Quando: Terça, dia 16
Horário: 8h30
Onde: Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira (R. da República, 635 - Cidade Baixa, Porto Alegre)

 

Voltar