Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Semana Estadual do Coração começa dia 23 de setembro

Por iniciativa e esforço da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) foi aprovado pela Assembléia Legislativa em 2010 o Projeto de Lei número 130, que criou a Semana Estadual do Coração. O objetivo da instituição é mobilizar e informar a população sobre os fatores de risco cardiovascular e as formas de reduzi-los durante a última semana de setembro.

Em 2013, serão abordados dois temas: 1) A educação e a preparação de atendimento de parada cardíaca; 2) Lei dos desfibriladores e a importância deste equipamento para salvar vidas. Uma equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas fará ações em locais públicos para ensinar e orientar a população sobre como identificar e realizar os primeiros socorros diante de uma parada cardíaca. “Muitas vidas poderão ser salvas com o aprendizado deste simples treinamento. Quanto mais pessoas souberem o que fazer, melhor”, ressalta o presidente da SOCERGS, Justo Leivas.

Em 2008, o Governo do Estado aprovou a lei que obriga a disponibilização de aparelho desfibrilador cardíaco externo automático em estádios, ginásios esportivos, centros comerciais e quaisquer outros estabelecimentos com previsão de concentração ou de intensa circulação igual ou superior cinco mil pessoas. “O uso deste equipamento, que é simples e realizado em três etapas, além da importância da fiscalização do cumprimento da lei também estará na pauta da Semana do Coração deste ano”, acrescenta Leivas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, em 2012 foram registrados 5.317 óbitos por infartos, o que representa 6,7% das causas de mortes, sendo a terceira causa que mais levou a óbito (atrás apenas de doenças cerebrovasculares e causas externas). Desses óbitos, 4.159 foram em pessoas com 60 anos ou mais; 1.145 em pessoas dos 30 a 60 anos; e 13 em pessoas abaixo dos 30 anos.

O projeto da Semana do Coração foi elaborado no início de 2010 pela deputada Stela Farias, contando com a participação do Dr. Paulo Ricardo Nazário Viecili, representante da SOCERGS na Região das Missões, e que realiza uma semana de conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares na cidade de Cruz Alta. A deputada Stela apresentou o PL em parceria com o deputado Pedro Westphalen que, além de natural de Cruz Alta, é também médico.

Os problemas cardiovasculares têm incidência em todas as idades, classes sociais e gêneros e estão diretamente associados ao modo de vida, à alimentação inadequada, ao estresse, ao ritmo de trabalho e ao sedentarismo. Boa parte desses problemas pode ser evitada com a adoção de hábitos mais saudáveis, pela verificação periódica das condições de saúde, pela reeducação e conscientização.

Sobre a SOCERGS

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) é uma entidade voltada ao apoio, estímulo e promoção de eventos científicos. Com o objetivo de valorizar a produção científica, principalmente a realizada em âmbito regional, a SOCERGS tem como foco a troca de experiências, a atualização e a apresentação de novas evidências cardiológicas. Com sede em Porto Alegre, ela tem como presidente para o biênio 2012/2013 o Dr. Justo Leivas.

Voltar