Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Sociedade de Cardiologia do RS realizará ação no dia 01 de outubro

As doenças cardiovasculares já vitimaram 232 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e 1º de setembro deste ano, segundo o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS. No Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Saúde do Coração, realizada pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, os dados apontam que 57,5% dos gaúchos está com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25, número que representa excesso de peso. A maior parte é homens entre 45 e 54 anos. Entre os jovens, a faixa etária que se declara mais "cansada e estressada" é entre 25 e 34 anos (77,6%).
A SOCERGS realizará uma ação de conscientização para os gaúchos cuidarem mais da saúde do coração. No próximo sábado, das 9h às 12h, no Parcão, uma equipe de saúde multidisciplinar estará verificando pressão arterial, medindo IMC e orientando a população. A partir das 10h, também terá espaço voltado para os pequenos, com recreação e atividades físicas. A AMRIGS também se uniu à causa e estará presente no espaço.
De acordo com o presidente da Sociedade, Gustavo Glotz de Lima, é preciso que todos entendam a importância da prevenção das principais doenças, como hipertensão arterial, colesterol e tabagismo. “Alimentação adequada, prática de atividades físicas e consultas em dia com um cardiologista já é um ótimo início para ter uma vida mais saudável˜, comenta.
O Setembro do Coração, que faz parte do Movidos pelo Coração (maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares), irá ressaltar, com ações em mídias sociais e em locais públicos de todo o país, quais são os principais fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia.
A Socergs, assim como a SBC, irá promover o famoso gesto com as mãos em formato de coração em mídias sociais e com a participação de artistas, músicos, cantores e celebridades. Para participar é muito fácil: basta postar nas mídias sociais uma foto, vídeo ou gif fazendo o símbolo do coração com as mãos, depois marque a fanpage Setembro do Coração e link com #eu cuido do meu coração.
Em 2015, as doenças do coração vitimaram 346.896 pessoas no Brasil e, segundo estimativas do Cardiômetro da SBC, as mortes deverão aumentar em cerca de 4% neste ano. "Precisamos diminuir o ritmo do Cardiômetro e somente com a conscientização e o engajamento de todos é que iremos chegar lá", comenta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias.
Confira o vídeo da campanha: http://setembrodocoracao.com.br/video-influenciadores

Galeria de Fotos

Voltar