Informações ao Cidadão
Acompanhe-nos no Acompanhe-nos no Facebook

Treinamento para salvar vidas será prática em Gramado

Iniciativa é liderada pela SOCERGS e tem como intuito prevenir a morte súbita


"Transformar Gramado na primeira cidade do Brasil que salva vidas". Este é o objetivo da parceria entre a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS) e a Prefeitura de Gramado. No último sábado, dia 25, mais de 50 pessoas representantes de restaurantes, segurança de eventos, guardas de trânsito, entre outras atividades que estão diretamente ligadas ao grande fluxo de turistas da cidade, receberam o treinamento do BLS (Basic Life Support). O Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, esteve presente nessa ação

Ministrado pelo cardiologista e diretor da Universidade SOCERGS, Marcelo Rava de Campos, foram abordados temas sobre como ter uma vida saudável, como ativar o sistema médico de emergências, suporte básico de vida e desfibrilação externa automática. Houve ainda treinamento em manequins das manobras de ressuscitação cardio-pulmonar (RCP) e desobstrução de vias aéreas por corpo estranho em adultos e crianças.

"Gramado é uma cidade com grande fluxo de turistas e possivelmente muitos destes tem problemas cardíacos, mesmo sem saberem. Por ser uma cidade muito organizada e com os moradores integrados na cultura turística do receber bem, a SOCERGS optou por fazer um grande projeto de educação e treinamento para a comunidade local, com a finalidade de reduzir o impacto da morte súbita cardíaca", comentou Marcelo. A morte súbita cardíaca (MSC) devido a parada cardiorrespiratória (PCR) é a principal complicação das doenças cardiovasculares. Estima-se que anualmente 250 a 300 mil pessoas tenham uma PCR no Brasil, tanto intra como extra-hospitalar.

Essa foi a primeira edição do treinamento, que tem o intuito de preparar o maior número possível de pessoas que trabalham diretamente com o público da cidade. Os instrutores foram os integrantes da Liga de Cardiologia UFCSPA IC-FUC, que foram treinados pela UC SOCERGS, entre eles está o representante do grupo das ligas de cardiologia do RS, Leonardo Griseli. O curso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal da Saúde.

Voltar