SOCERGS Realiza 10ª Jornada de Ecocardiografia com Enfoque em Diagnósticos Avançados e Atualização Clínica
A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), por meio de seu Departamento de Ecocardiografia (DEPECO), realizou no dia 09/11, no Hotel Deville em Porto Alegre, a 10ª Jornada de Ecocardiografia e a 3ª Jornada Internacional. O evento, que contou com o apoio da Unimed Porto Alegre, 4Medic e do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC), reuniu cerca de 70 ecocardiografistas e especialistas em cardiologia para discutir práticas avançadas e promover uma atualização essencial na área.
“A Jornada é um momento muito importante para os ecocardiografistas do nosso Estado, pois permite uma troca direta de conhecimentos e experiências em um campo vital para diagnósticos e tratamentos cardíacos. Nosso objetivo é compartilhar técnicas e avanços que contribuam para diagnósticos mais precisos e um melhor atendimento ao paciente”, afirmou o coordenador do Departamento de Ecocardiografia da SOCERGS, Dr. Luiz Henrique Nicoloso.
Programação
Na parte da manhã, o evento trouxe palestras sobre o uso da ecocardiografia – exame que usa ultrassom para observar o coração – em condições cardíacas específicas e complexas. Marcelo Brandão da Silva falou sobre a aplicação desse exame na Coarctação da Aorta, um estreitamento de uma das principais artérias. Livia Pauleto abordou a avaliação de pacientes antes de implantes de válvula pulmonar, e Silvia Casonato discutiu a análise de anomalias raras, como a anomalia de Ebstein e a displasia da válvula tricúspide, explicando aspectos práticos desses diagnósticos.
O evento também contou com a participação do argentino Victor Darù, que explanou sobre o uso do ecocardiograma transeofágico (uma técnica em que o exame é realizado pelo esôfago) em cirurgias da válvula mitral. Em seguida, Rodrigo Bellio de Mattos Barretto abordou a avaliação de próteses cardíacas e o uso de técnicas avançadas, como o “valve-in-valve”, que consiste em implantar uma nova válvula sobre uma já existente.
Durante a tarde, as apresentações incluíram o monitoramento de próteses cardíacas após o implante, novamente com Rodrigo Bellio. José Luis Pretto apresentou o Protocolo ABCDE, que orienta o ecocardiograma em situações de esforço para auxiliar no diagnóstico de doenças cardíacas em momentos de maior demanda do coração.Angela Barreto Santiago Santos, discorreu sobre avaliação de tumores com contraste ecocardiográfico e Marcelo Haertel Miglioranza finalizou o bloco falando da ecocardiografia transeofágica 3D.
Fabio Cañellas Moreira explorou o "strain atrial esquerdo", uma técnica que avalia a função de uma área específica do coração. Stefano Boemler Busato apresentou aula mostrando como o coração de atletas se adapta de maneiras distintas, dependendo do esporte praticado, como corrida e musculação. Encerrando o evento, Alexsander da Silva Pretto falou da avaliação ecocardiográfica das doenças do pericárdio.