Canela é o primeiro município do Rio Grande do Sul a receber o Brasil Coração Saudável, projeto da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) voltado à prevenção de fatores de risco cardiovascular desde a infância e a adolescência.
A SOCERGS participa como apoiadora da iniciativa, que também integrou as ações realizadas em conjunto com o Congresso SOCERGS 2026, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, em Gramado. O presidente da SOCERGS, Dr. André Luís Câmara Galvão, acompanhou as atividades do projeto em Canela, reforçando a importância da integração entre conhecimento científico, prevenção e cuidado com a população.
No Rio Grande do Sul, o projeto conta ainda com a atuação de comitês locais, com o envolvimento dos médicos Dr. Mario Wiehe, Dr. André Zimerman, Dr. Anderson Donelli e Dr. Paulo Behr.
A iniciativa deve alcançar cerca de 9 mil estudantes, entre 7 e 18 anos, de 22 escolas das redes municipal, estadual e privada.
Ao longo do projeto, serão avaliados indicadores como pressão arterial, frequência cardíaca, peso e índice de massa corporal (IMC). Os estudantes também participarão de atividades educativas sobre prevenção e hábitos de vida mais saudáveis.
O lançamento ocorreu no sábado, 26 de setembro, na Estação Campos de Canella, e contou também com a participação do cardiologista e membro do Conselho Administrativo da SBC, Dr. Paulo Caramori.
Identificar fatores de risco precocemente e estimular hábitos saudáveis pode contribuir para a saúde cardiovascular ao longo de toda a vida.
