Caminhada de 8 mil passos durante a semana pode reduzir mortalidade, diz pesquisa

No dia da Saúde, comemorado em 7 de abril, SOCERGS aborda nova pesquisa sobre caminhada

06/04/2023

Medida pode ser uma solução para quem não tem tempo de fazer exercício físico

Pesquisadores da Universidade de Kyoto, Japão, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 3.100 adultos americanos e constataram que aqueles que caminhavam cerca de 8 mil passos, ou 6,4 km, pelo menos em um ou dois dias por semana tinham 14,9% menos probabilidade de morrer em um período de 10 anos do que quem caminhava menos. O estudo foi publicado na revista JAMA Network Open e divulgado em 28 de março.

Mesmo considerando que o estudo tem muitas limitações, o diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Dr. André Luís Câmara Galvão, destaca que a pesquisa vem ao encontro de outras evidências científicas. Entre elas, cita o médico, a recomendação da Organização Mundial da Saúde de fazer 150 minutos de exercícios físicos por semana, de moderada intensidade, que traz muitos benefícios, inclusive reduz mortalidade. “Não é um ensaio clínico robusto, que nos diga exatamente as diferenças de desfechos entre quem faz ou não exercícios, é um estudo observacional. Mas traz uma ideia bem interessante, de que se atingirmos uma meta de atividade física caminhando, em alguns dias durante a semana, já teremos benefícios significativos. Os resultados estão alinhados ao que já tem sido relatado e descoberto em estudos anteriores e recentes, ou seja, reforça que a prática de atividade física traz benefícios na redução de mortalidade, de doenças cardiovasculares, de incidência de câncer e uma série de outras doenças crônicas degenerativas”, diz.

O cardiologista destaca que os resultados desse estudo são uma boa notícia para aqueles que dizem não ter tempo de cumprir um programa de exercícios físicos. “Não é um estudo em pessoas que fazem atividade física intensa e sim, pessoas que simplesmente caminham em determinados dias da semana e que completam um número mínimo de passos. Então, pelo menos 8.000 passos um a dois dias da semana pode trazer um benefício significativo em termos de mortalidade”, afirma.

Dr. Galvão reforça que quanto mais dias da semana tivermos para atingir uma meta de caminhada, maior será o benefício. “A grande maioria das pessoas, na verdade, não tem tempo, ou não se organiza para fazer uma atividade física estruturada, ou seja, praticar esportes, academia, etc., durante 150 minutos por semana. Então, esse estudo mostra que basta ter um tempo para caminhar, que pode ser quando vai ao supermercado ou levar o filho para a escola, ao atingirmos uma meta de número de passos por dia, já teremos um grande benefício”.

Ele ainda lembra que, assim como foi realizado nesse estudo, existem dispositivos ou aplicativos que podem ser usados para fazer uma contagem objetiva do número de passos ou a distância percorrida. “Conforme os resultados da pesquisa, a própria pessoa pode fazer esse controle e estabelecer uma meta para alcançar os 8000 passos em um ou mais dias da semana”. Salienta, ainda, que o benefício encontrado foi maior entre as pessoas acima de 65 anos.

O Dr. André reforça, porém, que toda atividade física deve ser orientada por um profissional da área, e que a avaliação de um educador físico, um fisioterapeuta e avaliação médica devem ser lembrados.

Obrigatório
E-mail inválido
Obrigatório

Há campos com informação inválida.

Erro.
A mensagem não foi enviada.

Sua mensagem foi enviada.
Aguarde nosso contato.

Sair