Capacitação em Suporte de Vida aumenta chance de recuperação de vítimas de emergência cardiovascular

26/02/2024

Vítimas de parada cardiorrespiratória têm apenas dez minutos para serem atendidas e, assim, aumentar suas chances de sobrevivência. “A cada minuto, perde-se 10% de chance de vida”, informa o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fábio Cañellas Moreira. Emergências podem ocorrer a todo o momento, em qualquer ambiente, e para preservar vidas é muito importante uma ação ágil e qualificada. 

Com foco na utilidade pública e educação especializada, a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS) oferece treinamento voltado ao Suporte de Vida por meio de três diferentes cursos, que contemplam desde a formação básica até a avançada. O objetivo é promover a capacitação de profissionais de saúde e, também, de pessoas leigas, para o reconhecimento precoce da situação e o pronto atendimento cardiovascular, atuando efetivamente para salvar vidas. 

A iniciativa integra o Programa de Prevenção à Morte Súbita da SOCERGS. Para o diretor técnico do programa e coordenador do curso, Dr. Marcelo Rava, com essa formação, os profissionais conquistam mais segurança e tranquilidade para atuarem em emergências ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), bem como para trabalharem em equipes externas de emergências médicas. 

“Nossos conteúdos são baseados na ciência mais atual que existe, e ministrados de maneira organizada e sistematizada, para que se atinja o melhor resultado possível nessas situações”, explica o médico. Credenciada como Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association (AHA), a SOCERGS está preparada para receber demandas em geral. “Temos local, equipamentos, protocolos e o treinamento necessário para salvar vidas”. 

O treinamento é ministrado presencialmente, em grupo. Para o módulo teórico, o aluno poderá optar pelo formato on-line. Neste caso, deverá adquirir o curso diretamente do site da AHA. Já para o módulo prático é obrigatória a presença tanto nas aulas quanto na prova. “Somente assim o aluno completa a formação e recebe o certificado”, detalha o coordenador do curso.

 

Do básico ao avançado

O curso de Suporte Básico de Vida – em inglês, Basic Life Support (BLS) – foi desenvolvido para capacitação de profissionais de saúde e outras pessoas no atendimento à vítima com risco de morte até a chegada do suporte avançado de vida. 

Nele, o aluno aprende identificar rapidamente uma emergência e como agir em casos de parada cardiorrespiratória, parada respiratória e bloqueio das vias respiratórias – por engasgo ou alergia, por exemplo – em adultos, crianças e bebês, em diferentes ambientes internos e pré-hospitalares como o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Os participantes serão treinados para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade e para uso precoce de Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho que utiliza descargas elétricas capazes de regularizar os batimentos cardíacos. O conteúdo abrange ainda a importância das equipes na ressuscitação e o desempenho eficaz de socorristas na reanimação cardiopulmonar.

Já o Suporte Avançado de Vida em Cardiologia é voltado a equipes de alto desempenho. O ACLS – que vem do inglês Advanced Cardiovascular Life Support – baseia-se nas habilidades de salvamento básico de vidas com ênfase à prevenção de parada cardíaca e à ressuscitação cardiopulmonar precoce e contínua. “É um treinamento da mais alta qualidade seguindo as Diretrizes da American Heart Association de 2020 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Cuidados Cardiovasculares de Emergência (ECC)”, ressalta o Dr. Marcelo Rava.

Destinado ao público leigo, o curso Salva Corações capacita pessoas a agirem com confiança em caso de emergência no trabalho, em casa ou na comunidade. O aluno desenvolverá habilidades para identificar precocemente uma emergência cardiovascular e acionar o serviço de emergência local, além de realizar a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e manusear com segurança o Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Embora a legislação determine a disponibilidade de desfibrilador em locais públicos desde 2015, o médico salienta que apenas ter o equipamento não significa oferecer atendimento adequado. “Houve duas ocorrências com sucesso no atendimento emergencial, sendo uma no Shopping Iguatemi e outra no Clube Leopoldina Juvenil. Os responsáveis pelo suporte fizeram curso conosco”. 

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas individualmente ou por instituições, em caso de turmas fechadas. O curso de BLS dura de 6 a 8 horas, em média. Já a capacitação em ACLS totaliza aproximadamente 14 horas. E o curso e o Salva Corações tem duração de 3 horas, em média também.

Para saber mais sobre custos, descontos e condições de pagamento, o interessado deve entrar em contato com a SOCERGS pelo telefone (51) 3339.1415.

 

Galeria de fotos

 

Contato
Obrigatório
E-mail inválido
Obrigatório
Obrigatório

Há campos com informação inválida.

Erro.
A mensagem não foi enviada.

Sua mensagem foi enviada.
Aguarde nosso contato.

Sair
Tela cheia
Voltar
Sair
Desenvolvido por msmidia.com e ABEV