O que você precisa saber para se divertir com saúde no feriadão

O diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Dr. Leonardo Pires Martins, alerta foliões sobre a Síndrome do ´Coração de Feriado´

17/02/2023

SOCERGS faz alerta sobre ´coração de feriado´ no Carnaval

Está chegando um dos feriados mais esperados do ano: o Carnaval. Mas, assim como qualquer período de festas mais prolongado, é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não acarrete problemas de saúde.

O diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Dr. Leonardo Pires Martins, reforça a atenção para a combinação das bebidas alcoólicas e energéticos. “O uso concomitante dessas bebidas pode ‘despertar’ arritmias cardíacas em pessoas saudáveis ou com doenças cardíacas”, diz. O médico salienta ainda para o chamado ‘Coração de Feriado’ – um problema que pode desencadear com o uso abusivo de bebidas alcoólicas.

“Grandes ingestas de bebidas alcoólicas podem gerar o ‘Holiday Heart’ ou ‘Coração de Feriado’ muito conhecido em emergências médicas, pois este comportamento, que ocorre em geral em festas ou feriados, pode suscitar arritmias em poucas horas, principalmente a fibrilação atrial”, alerta.

Ele esclarece que o consumo acima de uma dose diária para a mulher e duas doses diárias para o homem pode aumentar o risco cardiovascular, a pressão arterial, a insuficiência cardíaca e até pode ser um fator para a morte súbita. “Portanto, se for ingerir bebidas alcoólicas, que seja de modo moderado, e sem descuidar da alimentação e da hidratação”.

Dr. Leonardo faz um alerta para quem usa medicamento e pensa em fazer uma pausa deles nesse período: “Não se ingere medicação juntamente com bebida alcoólica. E não podemos parar de usar medicações para ingerir bebidas alcoólicas. Recomenda-se usar o mínimo de bebida alcoólica possível quando se utilizam medicações para tratamento de doenças cardiovasculares”, afirma e complementa: “Portadores de doenças como hepatite, cirrose, pancreatite e gota não devem ingerir bebidas alcoólicas. Vale lembrar que gestantes também não podem ingerir bebidas alcoólicas.”

Assessoria de imprensa
Expressa Comunicação Kristiane Rothstein (41)99981-0025