SOCERGS apoia iniciativa "Cardiologistas na Enchente" para atendimento On-line à população atingida pela tragédia climática no RS

15/05/2024

Grupo de profissionais oferece suporte médico emergencial e renovação de receitas em meio às dificuldades pós-enchente

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta os desafios impostos pela recente tragédia climática, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) se une à iniciativa "Cardiologistas na Enchente", que visa fornecer atendimento médico on-line à população afetada. Coordenado por médicos voluntários e participação de diversos associados, o projeto surge como uma resposta direta às dificuldades enfrentadas pelos pacientes, incluindo a perda de medicamentos essenciais devido às inundações.

Fernando Scolari, idealizador do projeto e cardiologista voluntário, comenta que a ideia surgiu para dar um apoio cardiológico gratuito e online para quem foi acometido.

“É Inicialmente enviado um link para o paciente preencher um pequeno formulário com o seu estado de saúde, a sua queixa, ou necessidade de renovação de receita. A medida é válida para quem foi atingido pelas cheias e está sentindo algum um sintoma como dor no peito, falta de ar, palpitação, pressão muito alta ou dificuldade de continuar o tratamento. A partir disso, procuramos fazer um contato por telefone e assim ajudar na melhor forma possível”, explica.

A SOCERGS encoraja a população a buscar ajuda médica sempre que necessário e lembra que em casos de suspeita de doença cardiovascular ou qualquer risco à saúde, é fundamental procurar um médico cardiologista. Mais informações sobre a iniciativa "Cardiologistas na Enchente" podem ser encontradas no Instagram buscando o perfil “Cardiologistas na Enchente”: https://www.instagram.com/cardiologistasnasenchentes?igsh=bGRianhqYzlhdWR4&utm_source=qr