SOCERGS defende que 8 de março seja um dia de alerta para as doenças do coração nas mulheres

Dois diagnósticos na gestação aumentam risco cardiovascular

03/03/2023

Duas doenças que podem ocorrer durante a gravidez aumentam o risco de problemas cardiovasculares futuramente nas mulheres: a diabetes mellitus e a hipertensão arterial. O alerta é da presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul – SOCERGS, Dra. Lígia Mambrini Só e Silva.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros apresentam alguma doença cardiovascular (DCV) e aproximadamente 400 mil morrem por ano – o que corresponde a cerca de 30% de todas as mortes. Embora os números sejam parecidos entre homens e mulheres, o sexo feminino tem outros fatores de risco. “Além da hipertensão e a diabetes que podem ocorrer na gestação, também são fatores a síndrome dos ovários policísticos e o uso de hormônios”, diz e complementa: “As mulheres precisam ser ensinadas que devem cuidar do seu coração, ter uma vida saudável e evitar o sedentarismo”, afirma a diretora da SOCERGS. Ela observa que é importante também que a mulher saiba como está o seu colesterol e a sua glicemia.

As mulheres cuidam mais da saúde?

A médica lembra que as mulheres são reconhecidas por cuidarem mais da saúde, contudo, a Dra. Lígia faz uma ressalva: “As mulheres cuidam mais da sua saúde ginecológica. Mas, devem saber que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres, superando a soma de todos os tipos de cânceres juntos", ressalta.

Ela comenta ainda que nas mulheres as doenças cardíacas vão aparecer mais tarde do que nos homens, normalmente, dez anos após a menopausa. “Até a menopausa a mulher conta com o estrogênio, um hormônio que contribui para a proteção do coração”, explica.

Doenças cardiovasculares X Câncer de Mama

O diretor científico do Departamento de Cardiologia da Mulher da SOCERGS, Dr. Daniel Souto Silveira, compara a mortalidade entre as doenças do coração e o câncer de mama: “Em todo o mundo, as mulheres morrem oito vezes mais de doenças cardiovasculares do que de câncer de mama”, salienta o cardiologista.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, 8,5 milhões de mulheres morrem por problemas cardíacos em todo o mundo. “Diariamente morrem 23 mil mulheres por doenças cardiovasculares no mundo, o que correspondem a 1/3 do total de óbitos”.

Por isso, os cardiologistas da SOCERGS reiteram que é importante conscientizar as mulheres para evitar os fatores de risco comportamentais. "Deve-se cultivar a prática de exercícios regularmente, manter a alimentação saudável evitando alimentos processados, excesso de gordura, sal e açúcar. Deve-se também evitar alto consumo de álcool e, por fim, abandonar o cigarro."

Assessoria de imprensa
Expressa Comunicação Kristiane Rothstein (41)99981-0025