A SOCERGS ministrou durante o 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia o Curso de Atenção Primária para Médicos da prefeitura de Porto Alegre, com foco nas doenças cardíacas – as que mais matam em todo o país. As aulas foram resultado de um convênio firmado entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Secretaria de Saúde do município de Porto Alegre, e que envolveu a SOCERGS, que ministrou o curso. Foram abordados quatro grandes áreas da Cardiologia: hipertensão arterial, doença coronariana, arritmias/fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.
Destinado a médicos da atenção primária que atuam em unidades de saúde do município, o foco foi o atendimento, diagnóstico e tratamento de medicina da família e comunitária. “Essas áreas são as principais da cardiologia e o foco é oferecer uma atualização para os médicos que atendem, basicamente, na atenção primária, nas unidades básicas e nas unidades de pronto atendimento vinculadas à prefeitura de Porto Alegre”, explica o diretor de Comunicação da SOCERGS, André Galvão.
Um dos pontos principais são a angina, conhecida por dor no peito, o infarto e a hipertensão arterial. “As aulas foram divididas em três tópicos de cada tema e divididas em parte expositiva e tempo para discussão, a ideia foi fornecer o melhor suporte possível para os médicos que fazem o atendimento na ponta e que precisam ter informações necessárias para salvar vidas em caso de infarto, por exemplo”.