Sociedade de Cardiologia do RS lança campanha de alerta dos sintomas de infarto

31/01/2024

“Fui jogar futebol com amigos e tive uma dor no peito. E agora?” Essa é uma das frases de destaque da campanha de orientação que a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) começou a veicular em suas redes sociais nesta quarta-feira, 31 de janeiro, sobre dor no peito, o sintoma mais característico de infarto do miocárdio. A dor forte, tecnicamente chamada de angina, ocorre pela diminuição de fluxo de sangue no coração, costuma irradiar pelo pescoço, mandíbula, braços e costas, e pode ocorrer em qualquer momento.

Intitulada “SOCERGS com você no verão”, a ação apresenta peças relacionadas a momentos de descontração. Jogar tênis, andar de bicicleta, nadar, correr são alguns dos temas retratados. As divulgações incluem endereços de unidades de pronto atendimento e hospitais na região litorânea do estado.

“A nossa intenção é alertar a população que mesmo em momentos de lazer pode haver uma intercorrência de saúde. Queremos que saibam que ao sentir dor no peito é preciso buscar ajuda especializada e o mais rápido possível”, afirma o presidente da SOCERGS, Luis Beck da Silva Neto.

A campanha da SOCERGS ressalta ainda a importância do paciente que se queixa de dor no peito passar por um eletrocardiograma, exame que avalia a atividade elétrica do coração, assim como possíveis complicações.

O presidente da SOCERGS lembra ainda a importância de se fazer consultas periódicas ao cardiologista para uma avaliação detalhada da sua condição de saúde. "Tanto para homens quanto para mulheres é recomendado check-up anual a partir dos 40 anos". reforça.

As peças das campanhas educativas da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul serão veiculadas nas redes sociais da instituição: facebook/SOCERGS e instagram/SOCERGS.

Obrigatório
E-mail inválido
Obrigatório

Há campos com informação inválida.

Erro.
A mensagem não foi enviada.

Sua mensagem foi enviada.
Aguarde nosso contato.

Sair