Image Alt

Temas Livres Congresso

Submissão de Temas Livres foi encerrada em 20 de maio.

Informamos que os temas livres do Congresso Médico tiveram alguns trabalhos com notas iguais e precisaram ser reavaliados para desempate. Teremos em breve uma finalização do processo e a divulgação dos mesmos.

Das Regras para Digitação de Temas Livres – Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

  1. Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  2. Objetivo – Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada; quanto ao delineamento, indicar se é uma série de casos, um estudo observacional, um estudo de caso e controle, um estudo prospectivo, um ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento.
  3. Paciente ou Material – Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho.
  4. Métodos – Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  5. Resultados – Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  6. Conclusões – Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.

 

Das Regras para Digitação de Casos Clínicos – Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Casos Clínicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

 

  1. Fundamento – Breve revisão da literatura da patologia em questão. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  2. Objetivo – Enunciar claramente trata-se de um caso clinico e o que esse traz de novo para ser apresentado no congresso.
  3. Métodos – Não é necessário descrever pois trata-se de caso clínico
  4. Resultados / Caso Clínico – Descrever as características do caso.
  5. Conclusões – Descrever o que o caso traz de novo em relação ao já sabido da literatura. Concluir com alguma direção futura.

Do Envio – Os temas livres poderão ser submetidos somente através do sistema online e deverão ser enviados sob a forma de resumo.

 

Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor. No entanto, o autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

 

Limite de caracteres permitidos pelo sistema: aproximadamente 2400 – incluindo imagens e tabelas.

 

Categorias:

  • Clínica
  • Cirurgia
  • Multidisciplinar
  • Hemodinâmica/Eletrofisiologia

O envio do resumo representa um compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento.

 

Da Seleção Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

 

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

 

Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 02 (dois) julgadores, membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

 

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  • Importância para o avanço do conhecimento, potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

DINÂMICA DO JULGAMENTO

Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas livres de maneira cega quanto à autoria e instituição.

Serão selecionados 02 (dois) julgadores para cada tema livre, e cada um atribuirá 04 (quatro) notas (com base nos critérios acima citados), ou seja, cada tema livre receberá o total de 12 notas, e ao final será extraída a média que servirá de nota para a classificação do tema livre.

 

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato oral ou pôster digital, conforme classificação estabelecida pela Comissão Julgadora de temas livres.

 

Concluído o trabalho de julgamento a organização do Congresso disponibilizará no site do Evento a listagem dos aprovados e enviará para o e-mail registrado no sistema de submissão a carta oficial de aceite contendo todas as informações sobre a apresentação. Será responsabilidade do autor divulgar a aprovação do tema livre aos coautores do trabalho.

MELHORES TEMAS LIVRES

Os 12 (doze) melhores temas livres estarão, automaticamente, concorrendo a premiação do Congresso, que será entregue aos 03 (três) primeiros colocados, após análise e julgamento efetuado pelos membros da comissão durante as apresentações.

 

Os autores dos trabalhos classificados ao prêmio receberão o reconhecimento da Diretoria da SOCERGS e a premiação durante a cerimônia de abertura solene, no dia 16 de agosto, às 19h30.

 

Prêmio – Cada apresentador receberá uma inscrição para a edição de 2019 do SOCERGS, certificado especial e placa de homenagem.

 

SESSÕES MELHORES TEMAS LIVRES

As 4 (quatro) sessões de melhores temas livres acontecerão no dia 16 de agosto, no Auditórios 1, 2, 3 e 4

16 de agosto das 9h30/10h

Sessão 1 – Melhores Temas Livres – Área: Clínica – Auditório 1

Sessão 2 – Melhores Temas Livres – Área: Cirurgia – Auditório 2

Sessão 3 – Melhores Temas Livres – Área: Multidisciplinar – Auditório 3

Sessão 4 – Melhores Temas Livres – Área: Hemodinâmica/Eletrofisiologia – Auditório 4

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

Cada autor terá 7(sete) min para apresentar seu trabalho e a comissão terá 3 (três) min para tecer comentários.

A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem a ser divulgada no Programa Oficial. O apresentador deverá ser o autor principal ou coautor do trabalho.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam presentes durante toda a sessão, pois eventuais não comparecimentos poderão vir a alterar a ordem de apresentação.

 

MEDIA DESK

Os apresentadores de temas livres orais devem se apresentar no Media Desk para fazer o download de seus arquivos com, no mínimo, 1 hora de antecedência.

Recomenda-se não projetar mais de 10 slides para respeitar o tempo disponível e realizar uma apresentação confortável.

Formato do arquivo deve ser padrão (4:3)

Aplicativo SOCERGS – os slides de todos os apresentadores de temas livres, que autorizarem no Media Desk, ficarão disponíveis para Download logo após a apresentação.

 

AVALIAÇÃO

As avaliações serão efetivadas via aplicativo do SOCERGS 2018.

Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

 

SESSÕES DE PÔSTERES

As 12 sessões de pôster serão realizadas nos dias 16 e 17 de agosto, de forma simultânea nas salas específicas de Pôster 1, 2 e 3 durante os intervalos das atividades científicas (10h/10h30 e 16h/16h30).

Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

Cada autor terá 3min para apresentar seu trabalho e a comissão terá 2min para tecer comentários.

 

Sessão 1 – Pôster – 16 de agosto – 10h/10h30

Sessão 2 – Pôster – 16 de agosto – 16h/16h30

Sessão 3 – Pôster – 17 de agosto – 9h30/10h

Sessão 4 – Pôster – 17 de agosto – 16h/16h30

 

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será disponibilizado para o apresentador do tema livre a partir do dia 24 de agosto, através de link específico que será amplamente divulgado durante o Evento.

Índice – será impresso no programa oficial do Congresso o índice dos trabalhos, contendo títulos e autores.

Resumos – somente serão publicados no Suplemento Especial Arquivos Brasileiros de Cardiologia os temas livres apresentados durante o Congresso.

 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

 

Sociedade Brasileira de Cardiologia

Núcleo de Internet e Multimídia – Gerência de Tecnologia da Informação & Comunicação

Telefone: (21) 3478-2726

E-mail: tecnologia@cardiol.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos

Setor de Temas Livres

Telefone: (51) 3517-7918/3517-7919

E-mail: temaslivres@abev.com.br