FacebookInstagramYoutube

Regulamento Temas Livres - Congresso

REGULAMENTO TEMAS LIVRES SOCERGS 2019

O sistema estará disponível até 30 de março de 2019.

Das Regras para Digitação de Temas Livres

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

  • Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  • Objetivo – Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Métodos – Quanto ao delineamento, indicar se é uma série de casos, um estudo observacional, um estudo de caso e controle, um estudo prospectivo, um ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Paciente ou Material – Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho. Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados – Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  • Conclusões – Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.

 

Das Regras para Digitação de Casos Clínicos

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Casos Clínicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

  • Fundamento – Breve revisão da literatura da patologia em questão. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  • Objetivo – Enunciar claramente trata-se de um caso clinico e o que esse traz de novo para ser apresentado no congresso.
  • Métodos – Não é necessário descrever pois trata-se de caso clínico
  • Resultados / Caso Clínico – Descrever as características do caso.
  • Conclusões – Descrever o que o caso traz de novo em relação ao já sabido da literatura. Concluir com alguma direção futura.

 

Do Envio

Os temas livres poderão ser submetidos somente através do sistema online e deverão ser enviados sob a forma de resumo.

Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor. No entanto, o autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

Limite de caracteres permitidos pelo sistema: aproximadamente 2500 – incluindo título e espaços. (Não será permitido o envio de imagens ou tabelas)

Limite de autores por trabalho - máximo 10 autores

 

Categorias:

  • Clínica
  • Cirurgia
  • Multidisciplinar
  • Hemodinâmica/Eletrofisiologia

 

O envio do resumo representa um compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento.

 

Da Seleção

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 02 (dois) julgadores, membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  • Importância para o avanço do conhecimento, potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

 

DINÂMICA DO JULGAMENTO

Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas livres de maneira cega quanto à autoria e instituição.

Serão selecionados 02 (dois) julgadores para cada tema livre, e cada um atribuirá 05 (cinco) notas (com base nos critérios acima citados), ou seja, cada tema livre receberá o total de 10 notas, e ao final será extraída a média que servirá de nota para a classificação do tema livre.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato oral ou pôster digital, conforme classificação estabelecida pela Comissão Julgadora de temas livres.

Concluído o trabalho de julgamento a organização do Congresso disponibilizará no site do Evento a listagem dos aprovados e enviará para o e-mail registrado no sistema de submissão a carta oficial de aceite contendo todas as informações sobre a apresentação. Será responsabilidade do autor divulgar a aprovação do tema livre aos coautores do trabalho.

 

MELHORES TEMAS LIVRES

Os 12 (doze) melhores temas livres estarão, automaticamente, concorrendo a premiação do Congresso, que será entregue aos 03 (três) primeiros colocados, após análise e julgamento efetuado pelos membros da comissão durante as apresentações.

Os autores dos trabalhos classificados ao prêmio receberão o reconhecimento da Diretoria da SOCERGS e a premiação durante a cerimônia de abertura solene, no dia 23 de maio, às 19h30.

Prêmio – Cada apresentador receberá uma inscrição para a edição de 2020 do SOCERGS, certificado especial e placa de homenagem.

 

SESSÕES MELHORES TEMAS LIVRES

As 4 (quatro) sessões de melhores temas livres acontecerão no dia 23 de maio, no Auditórios 1, 2, 3 e 4

23 de maio de 2019 – quinta-feira | 9h30/10h
Sessão 1 – Melhores Temas Livres – Área: Clínica – Auditório 1
Sessão 2 – Melhores Temas Livres – Área: Cirurgia – Auditório 2
Sessão 3 – Melhores Temas Livres – Área: Multidisciplinar – Auditório 3
Sessão 4 – Melhores Temas Livres – Área: Hemodinâmica/Eletrofisiologia – Auditório 4

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

Cada autor terá 7 (sete) min para apresentar seu trabalho e a comissão terá 3 (três) min para tecer comentários.

A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem a ser divulgada no Programa Oficial e no aplicativo. O apresentador deverá ser o autor principal ou coautor do trabalho.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam presentes durante toda a sessão, pois eventuais não comparecimentos poderão vir a alterar a ordem de apresentação.

 

MEDIA DESK

Os apresentadores de temas livres orais devem se apresentar no Media Desk para fazer o download de seus arquivos com, no mínimo, 1 hora de antecedência.

Recomenda-se não projetar mais de 10 slides para respeitar o tempo disponível e realizar uma apresentação confortável.

Formato do arquivo deve ser padrão (4:3)

Aplicativo SOCERGS – os slides de todos os apresentadores de temas livres, que autorizarem no Media Desk, ficarão disponíveis para Download logo após a apresentação.

 

AVALIAÇÃO

As avaliações serão efetivadas via aplicativo do SOCERGS 2019.
Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

 

SESSÕES DE PÔSTERES

As 12 sessões de pôster serão realizadas nos dias 23 e 24 de maio, de forma simultânea na área dos pôsteres, durante os intervalos das atividades científicas (10h/10h30 e 16h/16h30).

Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

Cada autor terá 3min para apresentar seu trabalho e a comissão terá 2min para tecer comentários. O não cumprimento do tempo, irá comprometer a avaliação do trabalho.

Sessão 1 – Pôster – 23 de maio – 10h/10h30
Sessão 2 – Pôster – 23 de maio – 16h/16h30
Sessão 3 – Pôster – 24 de maio – 9h30/10h
Sessão 4 – Pôster – 24 de maio – 16h/16h30

 

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será disponibilizado para o apresentador do tema livre a partir do dia 25 de maio, através de link específico que será amplamente divulgado durante o Evento.

Índice – será impresso no programa oficial do Congresso o índice dos trabalhos, contendo títulos e autores.

Resumos – somente serão publicados no Suplemento Especial Arquivos Brasileiros de Cardiologia os temas livres apresentados durante o Congresso.

 

INFORMAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO

Os pôsteres eletrônicos devem ser enviados para o e mail temaslivres@abev.com.br, até 15/05, seguindo as normas abaixo:

  • O arquivo deve ser enviado em .pdf e deve estar identificado com o número do trabalho.
  • O pôster eletrônico deve ter 1080px de largura e 1920px de altura.

Sugere-se utilizar as seguintes fontes e tamanhos:

  • Título: Fonte Arial, Tamanho 40, Negrito
  • Autores: Fonte Arial, Tamanho 36
  • Texto: Fonte Arial, Tamanho 36

Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura;
Quanto ao texto, procure escrever o essencial.

Acesse o modelo aqui

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

EVENTIZE – Plataforma de submissão

Via Chat no próprio site
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos

Setor de Temas Livres
Telefone: (51) 3517-7918/3517-7919
E-mail: temaslivres@abev.com.br