Este site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
FacebookInstagramYoutube

Regulamento Temas Livres - Congresso

1. Das Regras para Digitação

1.1 TEMAS LIVRES:

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

  • Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode opcionalmente ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  • Objetivo – Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Métodos – Quanto ao delineamento, indicar se é uma série de casos, um estudo observacional, um estudo de caso e controle, um estudo prospectivo, um ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Paciente ou Material – Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho. Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados – Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  • Conclusões – Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.

1.2 CASOS CLÍNICOS:

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Casos Clínicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

  • Fundamento – Breve revisão da literatura da patologia em questão. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  • Objetivo – Enunciar claramente trata-se de um Caso Clínico e o que esse traz de novo para ser apresentado no Congresso.
  • Métodos – Não é necessário descrever, pois trata-se de Caso clínico
  • Resultados / Caso Clínico – Descrever as características do caso.
  • Conclusões – Descrever o que o Caso traz de novo em relação ao já sabido da literatura. Concluir com alguma direção futura.

 

2. DO ENVIO

Os temas livres poderão ser submetidos somente através do sistema online e deverão ser enviados sob a forma de resumo.

Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor.

Limite de caracteres permitidos pelo sistema: aproximadamente 2400 – incluindo título e espaços. (Não será permitido o envio de imagens ou tabelas)

Limite de autores por trabalho - máximo 10 autores

O envio do resumo representa um compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento.

 

3. CATEGORIAS:

  • Cardiologia Geral
  • Cirurgia
  • Multidisciplinar
  • Hemodinâmica/Eletrofisiologia
  • Insuficiência Cardíaca (IC)

 

4. DA SELEÇÃO

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

4.1 Revisão e Avaliação

Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 02 (dois) julgadores, membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

4.2 Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  • Importância para o avanço do conhecimento, potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

4.3 Dinâmica do Julgamento:

Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas livres de maneira cega quanto à autoria e instituição.

Serão selecionados 02 (dois) julgadores para cada tema livre, e cada um atribuirá 05 (cinco) notas (com base nos critérios acima citados), ou seja, cada tema livre receberá o total de 10 notas, e ao final será extraída a média que servirá de nota para a classificação do tema livre.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato oral ou pôster digital, conforme classificação estabelecida pela Comissão Julgadora de temas livres.

Concluído o trabalho de julgamento a organização do Congresso disponibilizará no site do Evento a listagem dos aprovados e enviará para o e-mail registrado no sistema de submissão a carta oficial de aceite contendo todas as informações sobre a apresentação. Será responsabilidade do autor divulgar a aprovação do tema livre aos coautores do trabalho.

 

5. MELHORES TEMAS LIVRES

Os melhores temas livres estarão, automaticamente, concorrendo a premiação do Congresso, que será entregue aos 05 (cinco) primeiros colocados, após análise e julgamento efetuado pelos membros da comissão durante as apresentações.

Os autores dos trabalhos classificados ao prêmio receberão o reconhecimento da Diretoria da SOCERGS.

Prêmios – cada apresentador dos 05 trabalhos vencedores receberá uma inscrição para a edição de 2022 do SOCERGS e certificado especial.

 

6. PÔSTERES

  • Todos os pôsteres serão apresentados no formato digital
  • Os pôsteres digitais estarão disponíveis no site do evento.
  • Os autores dos melhores pôsteres deverão enviar um vídeo de até 3 minutos apresentando o pôster.
  • Serão 02 coordenadores / avaliadores por pôster.

6.1 Informações para Confecção do Pôster Eletrônico:

Os pôsteres eletrônicos devem ser enviados através do sistema (em sua área de congressista), até 01/08, seguindo as normas abaixo:

  • O arquivo deve ser enviado em .pdf e deve estar identificado com o número do trabalho.
  • O pôster eletrônico deve ter 20,342cm de largura e 27,772cm de altura.
  • O pôster deverá ter apenas 1 slide.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL

  1. Abra o PowerPoint e crie um documento novo;
  2. Selecione a aba DESIGNER;
  3. Abaixo da aba DESIGNER, selecione «CONFIGURAR PÁGINA»;
  4. Altere os valores de altura e largura para as medidas: 20,342cm de largura e 27,772cm de altura;
  5. Inicie o layout do seu projeto;
  6. Salve o seu projeto em PDF
  7. Slide único, sendo autoexplicativo e nomeado com o ID do trabalho. Exemplo: ID XXXX

 

7. CERTIFICADO

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será disponibilizado para o apresentador do tema livre a partir do dia 25 de agosto, através de link específico que será amplamente divulgado durante o Evento.

 

8. RESUMOS

Resumos – somente serão publicados no Suplemento Especial Arquivos Brasileiros de Cardiologia os temas livres apresentados durante o Congresso.

 

9. INSCRIÇÕES

Apresentador de Temas Livres: no caso de não aprovação do trabalho será cobrado do autor a diferença do valor referente à sua categoria conforme a data da inscrição.

Somente o apresentador do trabalho aprovado poderá inscrever-se na categoria apresentador de tema livre.

.

 

 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

Plataforma de submissão

Via chat no próprio site de submissão
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos

Setor de Temas Livres
Telefone: (51) 98909-2407
E-mail: temaslivres@abev.com.br